domingo, 16 de janeiro de 2011

Definindo um pouco o que é o paganismo...

Origem da Palavra

Segundo o Dicionário Latim-Português editado pelo professor Otávio de Queiroz em 1956, a palavra Paganus significa apenas aldeão, gentio. Pagus é o nome para aldeia, povoação. Outra palavra do mesmo dicionário é Paganicum, propriedade rural, quinta.
Paganus é uma palavra latina, do tronco lingüístico romano, proveniente da Roma Antiga, e que permanece nos dias de hoje mantendo de certa forma sua mesma acepção primitiva.
O conjunto das crenças e praticas religiosas dos pagus eram então chamadas de paganitas ou paganatis, o nosso conhecido paganismo.

Religiosidade

Paganismo seria todo culto fortemente influenciado pelos ciclos da natureza, que reconhece o poder do homem em influenciar os acontecimentos (magias, feitiços e ritos para se obter determinados objetivos) e que cultuava um variado número de divindades (politeísmo) como representação das forças e dos elementos existentes em suas vidas, além do culto aos mortos tido como ancestrais ou fraternais.

 História

Segundo Peter Brown, autor do clássico L'essor du Christianisme Ocidental, o termo teria origem na oposição entre a religiosidade da metrópole romana (Urbes - Urbano), na época já dominada pelo cristianismo, e as vilas e aldeias campesinas (Paganus - Campo), que ainda mantinham seus cultos de fertilidade, ligados aos ciclos de colheita e às antigas divindades da Terra. Partindo dessa premissa, enquanto o cristianismo dominava a capital do império romano, ou seja,
Roma, as primitivas crenças politeístas e bucólicas do povo do campo ainda eram mantidas.
Portanto os que não eram cristãos (pagãos) não eram doutrinados e portanto não batizados e assim chegamos ao termo de pagão = a não batizado.

 Notas

Paganismo é um termo que veio do latim e serve de rótulo para as crenças da natureza que cultuam deuses e ancestrais, é a base de muitas religiões tal como o druidismo, bruxaria, candomblé, hinduísmo, etc...



Nenhum comentário:

Postar um comentário