quinta-feira, 24 de março de 2011

Conhecendo um pouco da mitologia celta


Conta uma antiga lenda celta, que Ceridwen era uma feiticeira que vivia no lago Bala. Ela teve três filhos: Morvran, que era muito bonito, como sua irmã Creirwy (ovo de cristal), da qual se dizia ser uma donzela iluminada. Mas o terceiro, Afag Du (escuridão total), era o menos favorecido dos homens.


Em compensação pela sua feiúra, Ceridwen decidiu preparar no Caldeirão mágico uma poção para Du Afag que lhe conceder-lhe-ia a sabedoria chamada Awen, o espírito da inspiração.


Esta poção seria preparada segundo as artes da Fferyllt: deveria ser fervida ao longo de todo um ano e mais um dia, ao final do qual se obteriam 3 gotas capazes de dar o Awen a quem as tomasse.


Ceridwen colocou duas pessoas para cuidar do fogo do caldeirão enquanto saiu para colher as ervas: um homem cego chamado Morda (grande bem) e um garoto chamado Gwion Bach (pequeno inocente).


Passou-se um ano inteiro e no último momento de preparação, algumas gotas do caldeirão salpicaram e Gwion, sentindo a queimadura na mão, levou-a a sua boca para lambê-la, recebendo de imediato, três presentes de Awen: a inspiração poética, a profecia e a capacidade de mudar de forma voluntariamente. O resto da poção se tornou venenosa e fez explodir o caldeirão quebrando-o em duas metades.


Pelo recém adquirido dom da profecia, Gwion soube que Ceridwen tentaria matá-lo por ter tomado o que estava destinado ao seu filho, assim, usando sua habilidade para mudar a forma transformou-se em uma lebre e fugiu velozmente, mas Ceridwen, ao dar conta do acontecido, perseguiu-o na forma de um cachorro. Gwion então tornou-se um peixe, e ela por sua vez se tornou uma lontra. Tornou-se então um pássaro, e ela um falcão. Gwion então tornou-se um grão de trigo em um celeiro, ela, porém, transformando-se em uma galinha preta o engoliu.


O grão de trigo que ela engoliu logo prenhou o ventre da bruxa, que em nove meses deu à luz um lindo bebê. Ceridwen, incapaz de matá-lo, colocou o recém-nascido em um saco de couro e lançou-o ao rio. O saco com o rapaz foi descoberto no dia 1 de maio pelo príncipe Elffin que, contemplando o lindo bebê exclamou:
"Vejam! Tem um rosto radiante!" E assim o menino recebeu o nome de Taliesin, que em galês significa "rosto radiante".


Taliesin, apesar de ser tão jovem, era capaz de improvisar versos perfeitos pela virtude de Awen, motivo pelo qual foi nomeado poeta privado de Elffin. Mais tarde iria lograr a fama de chefe dos bardos da Grã-Bretanha. Ao alcançar Awen, Gwion que havia se tornado Taliesin recordou a sua verdadeira existência e falou sobre sua estadia no Castelo Arianhrod e sobre as diferentes vidas que havia tido nos poemas recolhidos no "Livro de Taliesin".


Traduzido do site: http://leyendas-paganas.blogspot.com/2008/04/taliesn-y-el-awen.html -
by Lontra Voadora

2 comentários:

  1. Um resumo do mito de Taliesin, mitologia me encanta.

    ResponderExcluir
  2. Os muitos processos de transformação que passamos até chegar a nossa real forma

    ResponderExcluir