sexta-feira, 18 de março de 2011

Iniciação... entendendo o que de fato essa palavrinha significa

Para alguns essa pergunta nunca seria levada à tona, pois uma iniciação passa a ser apenas mais um título que fica na bolsinha esotérica, junto do horóscopo e de tantas outras lembranças.

E agora? Isso vai depender de sua visão sobre o que é uma iniciação, pode ser o devido reconhecimento por uma bela caminhada, com dificuldades e lutas principalmente nos primeiros estágios que é uma busca por quem você realmente é, trabalhando suas crenças, seus traumas, sua visão e limitação, aqui eu diria que é um momento de reflexão, de entendimento por tudo o que se andou, por tudo o que se percorreu, é o momento de fazer a devida analise, fazer os cálculos e traçar o rumo para uma nova peregrinação.

Para quem acredita que uma iniciação lhe promove dons especiais, que sua vida vai melhorar e terá dinheiro, amor e todo tipo de alegria, lamento dizer, mas isso não acontece sem o diário aperfeiçoamento do estado de viver bem e melhor, você ainda sentirá a dor, o medo, o lamento, terá que caminhar, aprender e vivenciar, será que todas essas expectativas foram geradas por quem te iniciou? Ou foi você mesmo que acreditou nisso diante dos contos milagrosos dito por alguns expoentes do mundo cinematográfico?

Lembro de uma vez que me indagaram sobre isso, o que uma iniciação traria, disse que quanto mais próximo do caminho dos deuses, mais deuses seriam; o fato é que a natureza não dá saltos, temos que a cada momento sermos mais e mais sábios e vivenciarmos o maior número de ações, nosso padrão vibratório não irá mudar, somente por que alguém que te iniciou desejou, ele até certo tempo pode trazer algumas influências, mas cabe a você ter uma visão diferente daquela na qual você chegou.

Geralmente as pessoas estão tão preocupadas com seus mestres, ou melhor, com os outros, que chegam a ser incapazes de se auto-analisarem, chamamos isso de miopia mística, alguns pensam que quanto mais antigo é o tal caminho, o tal templo, a tal ordem, isso o fará melhor, esta ilusão deve ser quebrada!

Hoje vejo tantos jovens falando de “Ordens Iniciáticas” com belos nomes em latim, se atestando que é antigo ou que é jovem, mas deriva do antigo, que tem permissão para o culto, que é oficial, e tantas coisas sem sentido, a não ser a limitação espiritualista baseada nas muletas das “imaginárias certificações holísticas”.

Comentando, com um aprendiz, disse o que digo sempre, que se o sujeito tem que se respaldar no nome de alguém, é por que sua filosofia/ caminho não tem estrutura em ser plena sozinha. O melhor caminho, a meu ver logicamente, é aquele que te inspira por boas paisagens, o que te torna melhor, mais amplo, mais verdadeiro. E francamente tenho visto muita gente tentando imitar os meus passos quando na verdade deveria parar de pisar nas minhas pegadas e escutar o que eu digo, ou caso tenha esse interesse em aprender tanto sobre minhas crenças, é simples, é só pedir, adoro compartilhar, a peregrinação não é um caminho dos ditos “segredos ocultos” e sim um ato filantrópico de partilhar.
A melhor peregrinação esta na alma, esta na marca que ela causa ao caminhar pela arte da vida, coisa que nenhum ser imaginário vá te marcar, tal como se marca um gado!

Percebo que tanta gente tem vontade de ensinar, e isto é bom, vejo tantos buscando caminhar em caminhos tradicionais, o que realmente falta, seria a humildade de entenderem que esse caminho não pertence a alguém, o caminho é dado para quem sabe caminhar por ele, conhecer suas paisagens, falar sobre as “tradições da antiguidade” esta muito além de suas crenças, e geralmente esquecem desse agregado, e sentimos ser uma pena, pois se satisfazem bebendo em copinhos de plástico enquanto poderiam mergulhar profundamente sobre essas águas tão vastas e enriquecedoras.

 Autor: Ricardo DRaco

5 comentários:

  1. E que bela é esta experiência para quem a faz com verdade e com entrega. Para nós que ainda temos a sensações desta peregrinação latentes na carne e principalmente na alma, não dá para deixar de se sentir profundamente tocado com este texto

    ResponderExcluir
  2. Hoje pensando no pouco que trilhei, olho para traz e observo o quanto eu evolui espiritualmente e como a minha visão sobre o mundo mudou.

    ResponderExcluir
  3. Caminhando e aprendendo. Aprendendo e transmutando.

    ResponderExcluir
  4. Pé ante pé... e indo par ao longe.... processos.. transformação!
    Bom texto!

    ResponderExcluir