quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aprendendo a jogar


Estava lendo um texto hoje sobre o apego e o sofrimento causado por nós mesmo e nossos sentimentos e fiquei refletindo um pouco sobre isso e os últimos acontecimentos da minha vida. Nossa, como já entrei em atrito com pessoas devido a isso... amigos, namorado, relações em geral... por não achar certo isso ou aquilo, ou mesmo não conseguir desvincular ou sentir diferente. Ou dar um basta numa situação, bater retirada enquanto é tempo de não se "afogar".

Vou colar umas partes do texto pra entenderem do que to falando:

"...sabe por que você, eu e todas as pessoas do mundo sofremos, por qualquer que seja o motivo? Porque resistimos, rebelamo-nos e travamos uma luta contra o que está acontecendo e que não tem nos agradado!

Ou seja, não aceitamos a vida como ela está se mostrando num determinado momento. Não aceitamos o fluxo e
passamos a investir pensamentos, sentimentos e emoções, e muitas vezes também palavras e ações, pra revelar nossa imensa indignação diante do acontecimento que está em desacordo com a nossa vontade.E você poderia se justificar dizendo que faz isso porque não é acomodado, porque luta por aquilo que quer e porque acredita que quem não faz nada para mudar o que não está bom, é covarde, derrotado e fraco.
Compreendo seu ponto de vista e tenho certeza de que parte do seu argumento faz sentido. Mas explico: existe uma enorme diferença entre fazer o seu melhor e tentar tudo o que for possível (sem desrespeitar o limite do outro, claro!) para conseguir o que deseja e...
não saber reconhecer a hora de parar e confiar no Universo, a hora de deixar a vida rolar...
Porque, no final das contas, é isso que se chama FÉ! Ou seja, confiar, entregar-se ao ritmo da vida sem ficar contestando, brigando, resistindo, tentando se convencer ou convencer o outro de que as coisas deveriam ser diferentes! Não deveriam!!! Se devessem, simplesmente seriam diferentes!"


Aff.... escreveram esse texto pra mim, só pode...rs
Sim, muito nele se encaixa a minha forma de pensar e até mesmo de agir ( e olha que já mudei muito isso em mim nesse último ano)... e sim, muitos amigos e pessoas com que me relaciono já me falaram sobre isso... sobre minha "mania" de querer mudar as coisas que não concordo nem que seja no tapa e o quanto isso torna tudo desgastante e até inviável. O pior é ter conciencia de tudo isso e muitas vezes não conseguir evitar ou mesmo não conseguir desvincular de algo ou alguém por acreditar que vale a pena ou que pode realmente ficar "melhor". Será realmente que temos que simplesmente aceitar e deixar de lado? Será que realmente tem coisas que é melhor enterrar? (como diz um amigo meu)
E se é... como fazer isso sem doer? Será que a dor das feridas da batalha não são tão doloridas quanto a da "partida"??? Como simplesmente virar as costas e deixar pra lá? Como parar de sentir? Como aceitar td isso sem enterrar parte de vc junto? Aiiiii, pq para os outros isso parece tão simples de fazer???

ok, continuemos a análise da leitura:

" isso significa dizer que, muitas vezes, depois de já ter tentado tudo o que podia, depois de ter feito o melhor que conseguia, não haverá mais nada que você possa fazer para mudar uma situação senão aceitá-la exatamente como ela é, senão confiar na sabedoria da vida e acreditar que o que tiver de ser, será! Que o melhor pode estar por vir se você realmente estiver disposto a aprender, a não repetir os mesmos erros e a, sobretudo, se perdoar pelo que não conseguiu acertar desta vez!

E quando você consegue fazer isso, quando consegue respirar fundo e simplesmente confiar, é inacreditável como você relaxa e tudo começa a fazer mais sentido, tudo começa a ficar mais fácil do que tem sido... Ou seja, o sofrimento começa a diminuir, a dor começa a passar e você termina descobrindo que nada é por acaso mesmo!


Mas embora o tempo tenha seus segredos e poderes, há algo que você pode fazer agora para diminuir seu sofrimento, pra sentir essa dor sumir pouco a pouco. E isso é aceitar, confiar, entregar-se ao ritmo da vida, deixar-se levar com o fluxo do Universo e viver um dia de cada vez, sem fazer tantos planos, sem investir tantos pensamentos e tanta energia nesse acontecimento com o qual você não concorda! Apenas o agora, apenas este momento. E verá, surpreendido, que é bem mais fácil viver quando a gente para de brigar e simplesmente acredita que, ao fazer o nosso melhor, o que tiver de ser nosso, será - mais cedo ou mais tarde!"

Ahhhhhhhhh tá, simples assim! rs
Agora me pergunto... isso funciona pra todos?? e quando não funciona? O que tá sendo feito errado? Seria a parte de confiar... será a parte de relaxar??? ai ai... como é dificil essa arte de deixar...
Ok, eu até posso parar o confronto... mas será que realmente só o tempo pode tirar o vazio que "enterrar" pode causar? E como não voltar atrás, e como não deixar te puxarem pra tudo aquilo de volta depois de já ter "ido"??

Parece tudo tão óbvio e simples olhando daqui... lendo assim. Olha lá de novo... sobre "planejar demais"... o mesmo que a Rainha me falou... minhas cobranças... minha energia disperdiçada, por algo que nem deveria gastar tanto tempo assim pensando, remoendo... é.. to vendo que vou ter que me acostumar a jogar o jogo da vida.
Entender e aceitar as coisas que acontecem e não podemos mudar. Apenas aprender com elas e dar o melhor de si para que a relação com o próximo não se torne um veneno.

Que flua então...

"Estou me afastando do que me atrasa, me segura e me retém. Fui ser feliz e não volto." 
(Caio Fernando Abreu)



* Texto lido em Somos Todos UM

2 comentários:

  1. hahahha...menina pensante...rs
    Então, se funciona? Eu sou testemunha vida de que finciona sim...centre em voce, procure perdoar-se e vai ver como ser generosa consigo mesma te deixa mais "leve", voce aprende a perdoar o outro, afinal, estamos todos no mesmo "barco"...boa sorte, estamos aiii...
    Bjsssssssssssss
    PS. Conheci lontraaaaaa...ameiiii

    ResponderExcluir
  2. Reflexão é quase meu sobrenome V.Cruz rsss
    Pois é, como disse a uma pessoa... agora escolho EU!

    Ahhhhhhhhh o lontrinha é uma coisa fofa né? desperta meu lado felicia sempre. rsss
    bjss

    ResponderExcluir