sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cuidado com muita mistura... vira bagunça!!

By Ricardo DRaco:
 
É um prazer ver tantas pessoas interessadas em Bruxaria Tradicional e quantos bruxos tradicionais também!

Eu posso dizer que tenho aprendido muito aqui com nossas conversas, tirando as brincadeiras, as ofensas, faltas de postura e o jogo marionete do bullying.

Posso dizer, ao contrário de muitos, que aceito críticas, posso discutir sobre crença, mas realmente não me importa a agressão a pessoas ou instituições, o fato de discordar não é desrespeito.

Desde quando surgiu à internet, antes mesmo, quando o meio para comunicação era BBS, e isso só os mais antigos sabem, havia além da popularização da comunicação/ tecnologia, a colocação de idéias, vocês não irão ver textos meus cultuando a Deusa, o Diabo, Deus, e sabem o porquê disto? Pelos simples fato, que sempre estive na bruxaria tradicional, quando na época o único foco que tínhamos era uma separação de Wicca com Bruxaria Tradicional, que foi produtiva naquela época, logicamente tirando as discussões mais "apaixonadas".

Fiquei uma década mais fechado para estudos e reflexões e hoje vejo que muita coisa mudou, hoje vejo wiccanos repudiando o termo "bruxaria tradicional", pois o termo se transformou num agregado de diversas filosofias/ religiões/ seitas baseada na obra de Robert Cochrane, onde temos místicos que misturam de tudo e essa forma eclética nunca foi muito bem vista por magistas conservadores.

Vamos ao apanhado de coisas que alguns de vocês tem me passado como bruxaria tradicional:
Magia Cigana, demonologia, Feitiçaria Medieval, técnicas Sufi, Tantrismo Indiano, Práticas Xamânicas Genéricas, Xintoísmo, Wicca, Voodoo, Catimbó, Thelema, Satanismo, Magic Chaos, Ordem Luciferiana, Candomblé, Umbanda, Quimbanda, ufa... será que tem mais?

Vamos ver no que acreditam: Deus, Deusa, Deus e Deusa, panteão de deuses europeus, panteão de deuses africanos, panteão de deuses misturados, um deus ou deusa específico, Diabo, Santos, Ateu, no Deus interior, Panteísta, devo estar esquecendo mais alguma manifestação de crença, mas já deu para colocar algumas.

Ao termo "Tradição" diretamente ligado a "ordem iniciática" na maioria das vezes, outros ligados ao folk, outros nem ai para um ou para o outro.

Origem da crença: Globalizada, do ocidente, do oriente, do cosmos, do céu, do inferno, exclusivo da Babilônia, do Éden, do Astral, etc...

O que posso dizer é que façam uma pesquisa sobre crenças, de todas as pessoas que conversei, cada um colocava uma visão diferente sobre Bruxaria Tradicional, algumas poucas ligadas a uma ordem específica, a grande maioria era iniciado em uma religião/ ordem que tenha uma base conceitual, a grande maioria era solitária e ou hereditária de algum lugar do mundo.

A imagem que eu tenho de uma pessoa com essa confusão toda na cabeça, é uma mulher de roupa indiana, na cor preta, com maquiagem pesada, lenço cigano na cabeça, com guias africanas no pescoço com um pingente no formato de pentagrama, charuto cubano na boca, traçando ponto de exú na encruzilhada e evocando Vesta, Oxum e Thot, tendo na bolsa incenso, tarô, mapa astrológico, o livro da Lei de Crowley e um paguá.

Vou ser sincero, como sempre, não sinto empatia por isso, se Bruxaria Tradicional é tudo isso, entendo totalmente essa não necessidade de caminho espiritual ou religião. Poderíamos pensar em colocar mais coisas, afinal de contas e os ET´s? Bom... pensem ai nos extraterrestres também! risos

Sobre a questão de ego, tenho conversado de igual com todas as pessoas, sem apresentação de títulos, sem ser arrogante, colocando apenas o que sigo, mostrando pontos de vista, questionando alguns valores, façam o mesmo! Poderiam aprender muito mais. Eu geralmente falo de forma genérica, pois não estou visando nenhuma pessoa especificamente, é a famosa estorinha do capuz, agora se você escreve dizendo que cultuamos a "mesma coisa", provavelmente terá minha resposta.

No meu entender, existem muitos grupos de bruxaria tradicional, pois acredito que exista muito interesse em conhecer esse caminho, se bem que.. com essa visão acima, tudo é bruxaria tradicional, mas falando na Bruxaria Tradicional (Folk) a que conheço, é natural um movimento migratório para outros paises, o interesse de pessoas na magia e também que se apaixonam por uma determinada cultura, mas é importante entender origem e momento histórico, hoje podemos ter grupos de Bruxaria Tradicional até no Alaska, basta cultuar, seguir a linha de crença conforme os parâmetros desse caminho.

Logicamente que eu vou continuar a pegar alguns textos e debater sobre o que esta escrito e não sobre o autor. Espero que aprendam tanto quanto eu tenho aprendido. A pouco recebi um email do sujeito comentando que eu somente falo do outros, tudo o que tenho colocado, toda a visão que tenho exposto já é conhecimento, é que a maioria das pessoas quer um livro de receitas, tudo mastigadinho, nas culturas de raiz não tem o livro do ABC, tem que ir além das palavras, nos atos, na visão de mundo, não esperem que eu fique escrevendo feiticinho para arranjar namorado, né? risos!


Abraços Fraternos e GRATIDÃO!

 

2 comentários:

  1. E haja salada mística!!! Imaginar essa cena com a mulher toda montada a la ecletismo me deixa apavorada! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nomear cada linha de crença corretamente é no mínimo respeitar a identidade cultural de seu povo

    ResponderExcluir