sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os Sacerdotes Celtas pt.2: Registros históricos



Antes de continuar a falar sobre os Druidas, é importante nos situarmos sobre os registros históricos base de todo o estudo que se constrói sobre o assunto. Temos citado bastante Júlio César, entretanto o extrato de Césarnão passa de um relato resumido sobre esta classe. A importância que a história denota a César se deve ao fato de sua vitória esmagadora sobre os povos Celtas ter ocorrido exatamente por conhecer sua estrutura social, política, e principalmente religiosa. Júlio César ou simplesmente “César” (c. 100-44 a.C.) passa a ser a referência dominante acerca dos celtas e dos Druidas em (De Bello Gallico ou A Guerra da Gália VI 4, 13, 14, 16, 18, 21). Devido o contato que desenvolveu durante o período de invasões. Em seu trabalho oferece informações sobre o contato com os deuses, crenças, rituais, sacrifícios, moral, organização e de forma geral sobre suas funções. Um dos apontamentos mais interessantes sobre a classe sacerdotal é a recusa em colocar por escrito os seus ensinamentos, motivo pelo qual existe tanta confusão envolvendo o assunto. É sabido que os Druidas estudavam durante décadas e desenvolviam uma poderosa memória para que pudessem guardar todo o conhecimento que tinham e transmiti-lo não pela escrita, mas através de contos e ensinamentos diretos.

Vejamos mais alguns testemunhos clássicos recolhidos no trabalho do Prof. Dr. João Lupi do Departamento de Filosofia / UFSC, entitulado “Os Druidas” (a título de resumo, indicaremos apenas algumas referências históricas, com visões pessoais e interpretações nossas, para consultar o trabalho na íntegra com as resenhas e observações do autor procure por Brathair 4.)

Diodoro Sículo (entre séc. I a.C./ séc. I d. C., em Histórias V, 28, 6 e V, 31, 2-5) diz que os Druidas eram filósofos e teólogos de nível superior, que à maneira dos pitagóricos acreditavam na reencarnação das almas (que encaravam como uma transmigração), e que eram curandeiros e adivinhos respeitados. Estrabão, contemporâneo de Diodoro (Geografia IV, 4, 197, 4) cita os bardos, de quem Diodoro também falou, os adivinhos e os Druidas, e destes diz que são fisiólogos (naturalistas) e mentores da filosofia ética. Dion Crisóstomo (início do séc.II, nos Discursos 49) diz que os Druidas se ocupavam com todo tipo de sabedoria e que não só eram conselheiros dos reis como em tudo os reis seguiam as suas normas e diretrizes.

Diógenes Laércio (séc.III d. C. em Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres, I, 1 e 6) inclui os Druidas entre os sábios das outras civilizações – persas, babilônios, assírios, indianos e egípcios e deles diz que eram homens veneráveis [... que expunham suas doutrinas por meio de enigmas, exortando os homens a reverenciar os deuses, a abster-se totalmente de más ações e a ser corajosos...] mas compara-os neste ponto aos ginosofistas indianos (os sábios nus, geralmente se supõe que fossem os brâmanes, mas podiam ser ioguis), o que de certa forma é uma visão um pouco pessoal, já que existem outros relatos como emTácito (c. 56-120 nos Anais 14,30) localizando-os entre batalhas e enfrentamentos, onde embalam guerreiros ao som de imprecações e incitações.

Plínio (c.23-79; na História Natural XVI 249) refere-se à magia dos Druidas e aos conhecimentos deles sobre os céus e os astros e dá-nos uma descrição dos rituais, das vestes brancas, do uso de ervas e dos ovos de serpente. Lucano (39-65 no poema Pharsalia I, 450-458) e Pompônio Mela (séc. I d.C. em De Situ Orbis ou Geografia III 2, 18-19) falam sobre o conhecimento que os Druidas detinham a cerca dos céus e dos astros. Já Suetônio (69-140 em Claudius 25) se refere aos rituais dos Druidas como desumanos e selvagens.

Existem outras citações entre os cristãos helenísticos: Clemente de Alexandria (c.153-220, nos Stromata I, 15), Hipólito (c. 170-236 na Refutação das heresias I, 22), Orígenes (c.185-254 no Contra Celso I, 16) e ainda Cirilo de Alexandria (c.380-444 no Contra Juliano IV, 133). Basicamente nestes trabalhos os Druidas são colocados como mestres no que seriam as doutrinas conhecidas como pitagóricas, na magia e adivinhação. Saberiam trabalhar com determinados cálculos e profetizar o futuro... Clemente chega a sugerir a influência dos Druidas na filosofia grega, lembrando ainda que Pitágoras teria estudado, entre outros grupos, diretamente com os gálatas.

São, Augusta (século IV), Lamprídio (no capítulo de Alexandre Severo 59, 5) e Vopiscus (nos capítulos sobre Numeriano 14, e Aureliano 43) que citam a existência de mulheres Druidas [... mulier Dryas, dryde mulier...] das quais se contavam profecias.

Somente mais tarde Amiano Marcelino (c. 330-400 em O Final do Império Romano XV 9)distinguiria os Druidas (drasidae) dos adivinhos-profetas (euhagis) e dos bardos, considerando os Druidas como grandes intelectuais [... ingeniis celsiores...] dedicados ao estudo das coisas sublimes e ocultas.

Cabe lembrar que há de se tomar cuidado com estes relatos, na leitura não só destes trechos, mas dos trabalhos na íntegra – compostos numa época já avançada se considerarmos seu período de maior evidência – pode-se perceber elementos que ligam os Druidas ao Cristianismo e às filosofias místicas que ganhavam proporção, como a crença num só Deus por exemplo e a relação com a magia pitagórica. Podemos colocar algumas ressalvas que trazem algumas dúvidas, como por exemplo, o domínio sobre as formas demonstrado na composição da arte Celta demonstra um conhecimento que se não matemático, pelo menos sobre a geometria e as proporções. Mesmo assim, tudo isso não passa de especulação, voltamos sempre ao fato onde tudo que foi escrito sobre os Druidas nos remete a autores não ligados à cultura Celta, e sim, aos povos colonizadores da Europa. Cícero (106-43 a.C. em Sobre a adivinhação I, 41, 90) é o único que diz ter conhecido um Druida, situando-o apenas como um fisiólogo e como áugure ou adivinho (num contato rápido e não tão profundo). Continua [...]

Índice dos artigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário