quinta-feira, 30 de junho de 2011

Adotando uma árvore

Anteontem, estava com meu amigo Raposo, eu o chamei pra compartilhar de algo que havia resolvido dias atrás com a Lontra Voadora, de adotarmos duas árvores que estavam totalmente judiadas, não só pelo descaso que são tratadas onde vivem (sujeira), mas pelos pulgões que já haviam comido quase toda sua folhagem, deixando-a num estado gritante de socorro. Logo aquelas que são belas e chamam a atenção de longe com suas lindas saias brancas. Desde então não pensava em outra coisa, claro, ela me ajudava a não esquecer, pois toda noite ao deitar,  ela me chamava e me lembrava do trato feito aquele dia... fora o terrorismo da Lontra pro meu lado... kkkk 
É engraçado como podemos conversar e firmar amizade com uma planta, adorei o contato e a possibilidade de cuida-la. Durante o processo da poda, afinal as folhas estavam cobertas de bichos e rasgos, fui conversando com ela, as coisas que vieram em minha mente durante, era como se ela falasse comigo e me explicasse de dentro pra fora... e por incrível que pareça, ela mesma me dizia como ajudá-la... o que queria. Raposo com sua energia incrível e seu amor por tudo nesse universo (pessoa mais abençoada, nossa!), me dava toques fundamentais de como cuidá-la... e juntos, fomos modelando aquele quadro tão especial. A iluminamos de amor e de risadas. Limpamos seu canterinho, tiramos seus bichinhos e espirramos um líquido caseiro para evitar a volta deles, feito a base de fumo, um fumo diferente comprado mesmo para isso (ferve ele na água e deixe concentrar por uns 2 dias, na hora da aplicação misture um pouquinho de alcool para grudar na planta). Borrifamos em tudo, adubamos (terra), desenrolamos seus galhos... aprendi a usar o humus... e a contemplar a beleza de se cuidar de uma árvore. E pensei, "Ai ai, se cada um adotasse uma árvore no mundo!!". E pensei, poxa, vou encher o saco do povo pra fazer isso!!!! As pessoas precisam entender que não é só falar, lutar e brigar contra isso e aquilo, mas sim por a mão na massa tb... é tão simples!!! em 3 horas cuidamos de duas bichinhas lindas, que após o trato pareciam outra... e tenho certeza que daqui 15 dias, eu vou voltar lá pra ve-las... e sei que estarão bem mais fortes!
Não precisa ir longe, pegue uma perto de casa mesmo, judiadinha, de a ela um pouco de amor, carinho e atenção... um pacotinho de adubo... tão baratinho... conversa com ela!!! Acredite... ela retribuirá o presente... como as minhas amigas retribuíram... me levando pra conhecer um lugar mágico cheio de suas espécies e cada uma dela me deu uma flor mais cheirosa e colorida que guardo em mente e coração como o maior tesouro, fora os ensinamentos enquanto conversavamos... (bom, essa é outra história mais profunda)... mas o que quero mesmo espalhar é essa idéia... Adotem uma árvore como amiga!!!
To tentando aprender aos poucos como conhecer e trabalhar com elas, com as ervas em geral... com esse mundo fascinante verde que torna possível uma vida melhor pra gente aqui e a maioria nem sabe ou nem entende a magnetude da coisa. 

" A gente colhe o que planta!!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário