quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

RITUAL E MITOLOGIA - O Ciclo de Lugo



O objetivo do Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil é gerar conhecimento aos  seus leitores dentro do Caminho Sábio promovendo o entendimento de identidade cultural e preservação da religiosidade na Bruxaria, levando a todos a visão mágia, tradicionalista e ancestral. 


Já com a vinda do Ritual de Lughnasadh, para quem presta culto ao ciclo da natureza do Hemisfério Sul, que acontecerá nos primeiros dias de fevereiro conforme direcionamento ao Povo Celta, promoveremos um agregado de contos sobre o Deus Lugh (Lugo para os celtas continentais).

Agradecemos as contribuições de estudiosos na área folclorista e assim preservar a identidade cultural e mágica da Era Antiga.

 

I - O NASCIMENTO DE LUGO NO FOLCLORE



Entre os textos antigos da mitológia que são responsáveis pelo nosso conhecimento sobre a figura brilhante de Lúg Lámfada, a Segunda Batalha de Mag Tuired é sem dúvida a mais competente e detalhada fonte de estudos.
Ainda, sobre as origens de Lugo, ainda que um texto cheio de preciosismos apenas fornece algumas informações gerais: nos informa, por exemplo que Lugo foi o filho de Cian dos Tuatha Dé Danann e de Ethne filha do fomóire Balor, e acrescenta que ele tinha sido adotado e ensinado nas artes mágicas por Tailtiu esposa do Garb Eochaid. Esta genealogia é confirmada a partir do Livro das Invasões da Irlanda. Outro relato encontraremos na narrativa da vingança de Lugh contra os filhos de Tuirenn (Brian, Iuchar e Iucharba) os assassinos de Cian.

Os detalhes de sua concepção sugere que Lugh nasceu sob um casamento político estabelecido quando o Tuatha De Danann firmaram uma aliança com os Fomóire. 



Gnisit iarum Tuatha De caratrad Fomorib embreagem, ocus Debert Balar ua neito para Ingino. I. Ethne, de Dien Cecht Cen mac. Gônadas da ruc lado um mbuadha Gein. I. LUCC.Em seguida, o Tuatha Dé formou uma aliança com os Fomóire , e Balor neto de Net deu a sua filha Ethne a Cian filho de Dian Cecht . E ela deu à luz o filho glorioso, Lug .
Batalha (segundo) da Mag Tuired


No entanto, em um grande número de contos populares, coletados em diferentes áreas, em momentos diferentes e por diferentes pessoas, sobreviveu a uma quantidade considerável de material mitológico que escapou às fontes antigas, essas fontes formaram muitos contos de fada sobre o nascimento de Lugh. Diferentes versões desta história, foram transcritos através dos mitos camponeses irlandeses durante o século XIX. Algumas dessas versões são dadas por William Larminie e Curtin Jeremias em suas coleções de carater fictício (Larminie 1893 | Curtin 1894) .

Esses contos, mesmo que não combinem bem com as fontes antigas, nos dão um parecer sobre a visão mitológica dos personagens e suas correspondências na sociedade antiga. Figuras míticas como Goibniu, Lugh, Manannan e Oengus Oc,  estam vivas na herança folclórica irlandesa. Poderíamos perguntar, no entanto, quão confiável este material para a reconstrução dos mitos irlandeses? Esta é a grande dificuldade da questão, separar o mito da histórica, seria também necessário rever os textos da era medieval redigidos pelos monges copistas irlandeses retirando suas distorções para com o catolicismo. Certamente, reunindo os textos populares medievais e matérias acadêmicas, com muito estudo e dedicação poderemos com sensibilidade entender de maneira mais ampla os mitos antigos celtas.
Cordialmente 
Conselho de Bruxaria Tradicional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário