terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Texto lindo e sábio da amiga corvo: O Poder Pessoal e a Liderança na BT



Poder Pessoal

Quando falamos sobre poder imediatamente nos vem à cabeça o poder contextual - aquele poder relacionado ao papel social do indivíduo. Sentimos o impacto desse poder quando estamos à mercê de um regime opressor, pais controladores, ensino ditatorial, entre outros. No sentido geral o poder está vinculado à capacidade de manipular ou influenciar o outro; embora esta ação está diretamente relacionada à submissão do oprimido. Por exemplo, o poder financeiro e afetivo.
Porém o verdadeiro poder independe de manipulação, dinheiro que é o poder pessoal. Individual e intransferível, inerente de cada ser. Dele compõe a força interior, seus talentos, autoconhecimento, autodomínio, auto-estima, assumir responsabilidades nas escolhas, autenticidade, respeito, tenha objetivos e metas, capacidade de mudar, equilíbrio emocional e sua autonomia, sua habilidade ao conduzir sua vida.
Muitas vezes nos perdemos na nossa incapacidade de assumir as rédeas de nossa própria vida.
Nos perguntamos muitas vezes. Como pessoas frágeis persistem e atingem seus objetivos com muitas dificuldades e outras com tudo as mãos chegam a nada... É preciso exercitar seus talentos, vencer limites, superação... Nesse quesito também compõe o autoconhecimento e autodomínio, pois sem conhecermos a nós mesmos e sem termos controle de nossas próprias emoções jamais desenvolveremos nosso poder pessoal. Também faz parte reconhecer e aceitar nossas fraquezas e imperfeições. Nos responsabilizar pelas nossas escolhas e não passar a responsabilidade como falha do outro. É vivenciar suas escolhas sem esperar aprovação de terceiros nem se incomodar com as reprovações ou críticas. Enfim, vivenciar a própria vida independente de opinião alheia. Jamais se colocar como vítima. Aconteceu assim e pronto! É o assumir as próprias responsabilidades sem jogar para cima dos outros. Ser respeitoso consigo mesmo e autêntico. O amor e o respeitoso são conquistados ao partir de nós mesmos, com nosso amor próprio e zelo.
Abolir a palavra “medo”; medo da carência afetiva, medo da falta do dinheiro, medo do fracasso como da violência.
Quando traçamos objetivos e metas também traçamos caminhos para alcançá-los mesmo que isso envolva muitas vezes mudanças no nosso modo de pensar e agir, pois quase sempre a mudança ao nosso redor acontece a partir das nossas mudanças internas.
Quando nos trabalhamos internamente é manifestado no exterior o resultado desse aprimoramento.
“Um homem poderoso é aquele que consegue aplicar atos de poder com maestria”.
Somos poderosos quando conseguimos vencer nossos limites, conviver com nossas imperfeições, assumir nossos erros, continuar nos amando mesmo com alguns fracassos, nos respeitando, buscando sempre o conhecimento e a autenticidade. Assim, desenvolvemos nossa força interior e atingimos nossas metas fazendo com que nosso poder pessoal se manifeste.

Liderança

Anos atrás numa dinâmica sobre liderança fomos convidados para uma brincadeira onde em dado momento deveríamos nos comportar como líderes. TODOS, inclusive eu assumimos posição de mando e chefia.
Liderança pode ser exercida numa função de mando e chefia, porém o significado é muito mais abrangente e desvinculado de autoritarismo.
Podemos dizer que liderança é a arte de motivar os outros para que aspirem ações compartilhadas com objetivos comuns.
Um líder precisa desenvolver características como autocontrole, sociabilidade, flexibilidade, estabilidade emocional, conhecimentos sobre os objetivos almejados e os participantes do grupo.
É preciso sempre obter apoio e não ordenar, sugerir e não intimidar, resistir às frustrações e sempre buscar a realização.
Para que a liderança seja bem sucedida é preciso entusiasmo, auto estima e idéias entre os liderados.
É como um Mestre que deve se comportar “com humildade, dedicação e entender que é apenas um guia” orientando e muitas vezes também tendo que chamar à realidade aqueles que se iludem pelo caminho, porém buscando sempre equilíbrio e compreensão.
O líder deve se doar, ser amigo, ter responsabilidade, tolerância, cuidar (mesmo que isso implique em chamar à razão e ser mal compreendido), em razão disso ter bem desenvolvido dentro de si seu poder pessoal.
Identificar e valorizar cada elemento independente da conta bancária ou de um rosto bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário