segunda-feira, 4 de junho de 2012





Eu não sou mente, nem intelecto, nem ego, nem os reflexos do eu interior (Chitta). 
Eu não sou os cinco sentidos, sou além disso.
Eu não sou o éter, nem a terra, nem fogo, nem vento (os cinco elementos).
Eu sou de fato, o Conhecimeto Eterno e Felicidade (Bem-Aventurança), Shiva, Amor e Consciência Pura.

Também não posso ser denominado como energia (prana), nem cinco tipos de respiração (vayus) e nem as sete essências materiais, nem os cinco invólucros (pancha-kosha, corpos).
Também não sou os cinco meios de eliminação, reprodução, locomoção, compreensão, ou expressão.
Eu sou de fato, o Conhecimento Eterno e Felicidade (Bem-Aventurança), Shiva, Amor e Consciência Pura.

Eu não tenho ódio ou aversão, nem associação ou preferência, nem cobiça (ganância), nem ilusão, nem orgulho ou arrogância, nem sentimentos de inveja ou ciúme.
Eu não tenho obrigação (dharma), nem qualquer dinheiro, nem qualquer desejo (kama), nem mesmo pela libertação (moksha). 
Eu sou de fato, o Conhecimento Eterno e Felicidade (Bem-Aventurança), Shiva, Amor e Consciência Pura.

Eu não tenho nem mérito (virtude), nem demérito (vice).
Eu não cometo pecados ou boas ações, nem tenho felicidade ou tristeza, dor ou prazer.
Eu não preciso de mantras, lugares sagrados, escrituras (Vedas), rituais ou sacrifícios (yagnas).
Eu não sou nenhuma tríade do observador ou daquele que experiencia o processo de observar ou experimentar, ou qualquer objeto sendo observado ou experienciado.
Eu sou de fato, o Conhecimento Eterno e Felicidade (Bem-Aventurança), Shiva, Amor e Consciência Pura.

Eu não tenho medo da morte, como eu não tenho morte.
Eu não tenho nenhuma separação do meu verdadeiro eu, nenhuma dúvida sobre a minha existência, nem tenho distinção com base no nascimento.
Eu não tenho pai ou mãe, nem tenho uma origem.
Eu não sou o parente, nem o amigo, nem o guru, nem o discípulo.
Eu sou de fato, o Conhecimento Eterno e Felicidade (Bem-Aventurança), Shiva, Amor e Consciência Pura.

Eu sou onipresente. Eu sou sem quaisquer atributos, e sem qualquer forma.
Eu não tenho nem apego ao mundo, nem pela libertação (Mukti).
Não tenho vontade para nada porque eu sou tudo, em todos os lugares, todas as vezes, sempre em equilíbrio.

Eu sou, de fato, Conhecimento Eterno e Felicidade (Bem-Aventurança), Shiva, Amor e Consciência Pura.

(Adi Shankara, Acharya do oitavo século A.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário