quinta-feira, 24 de março de 2011

Como montar um altar



Estava eu almoçando tranqüila com meu foninho de ouvindo quando duas amigas resolvem me fazer companhia e me tirar a paz do momento...rs indo para a fila do caixa, uma maça verde suculenta linda me encara e é lógico, os duendes ficaram loucos e tive que levá-la comigo. Quando cheguei na minha sala, me perguntaram se eu não comeria a maçã... então respondi que não era muito fã de maça verde. Perguntaram-me então pq a comprei... naturalmente respondi, é para colocar no meu altar. Pronto, virou polêmica... Altar??????!!!!! E começaram as perguntas... e uma que me incomodou foi a indagação... "mas se sua magia é natural, pra que precisa de altar?" Então tive que explicar a ela que o altar de um bruxo é diferente dos altares que ela conhece por ai. Ai tentando explicar de uma maneira que ficasse clara, tive a idéia de escrever aqui no blog, pq de repente, outras pessoas também não entendam a real necessidade de um altar. Na verdade, não é nem necessidade, acaba sendo um "agrado" acaba sendo um local sagrado onde empregamos a energia que trabalhamos e as vezes refletimos isso em utensílios ou mesmo pequenas coisas que são simbólicas individualmente... como minhas pedras... minhas folhas... são coisinhas que reforçam a minha fé, trazem pra mais perto... tornam presente em um ponto específico, um local onde eu impregno de energia e coisas que me lembram meu caminho. Ou mesmo um local onde guardo objetos que uso nas minhas ritualísticas... é um local onde não há misturas de energia... e sim concentração da minha energia. Se eu não preciso de um templo pra encontrar meus deuses pq precisaria de um altar??? não é esse o fundamneto do altar para o bruxo, encontrar e conversar com os deuses posso fazer em qualquer lugar, em qualquer horário... ali só deposito meus pertences e não os deixo cada um num canto, pois não é legal que fiquem tocando meus instrumentos, para algumas pessoas, pode ser perigoso manusear tal objeto...
Penso que se nem sempre posso estar na mata... ou com meus fraternos ritualizando, ou tocando os instrumentos, ou mesmo com as pedras, as árvores... pq não trazer um pouco disso pra dentro da minha casa e concentrar num localzinho... como isso não seria natural??? São pequenas peças que me “unem” ao meu universo... e detalhe... maçãs deixam duendes felizes e eles não brincam de esconder minhas coisas... rs Normalmente é colocado pertences que nos lembre algo a ver com o caminho, com sua senda pessoal.
Bom, vou dar um exemplo de coisas para se ter em um altar de um bruxo, mas sem as misturas de egrégoras e símbolos hollywoodianos....
O ideal é ser em um local alto, o nome já diz tudo, ALTAr... para evitar baixas energias...  em uma mesa destinada só pra isso.... vc pode colocar seus objetos de ritualísticas... vc pode colocar fotos de familiares, simbolizando seus ancestrais, e por ai vai... no meu, por exemplo, tem flores, folhas, pedras, velas, cascas de árvores, pinha, cálice com água... cachimbo, tabaco, cinzas, instrumentos musicais ritualísticos... e assim vai... é muito pessoal o altar em minha opinião, e vai do instinto de saber o que colocar ou não. 

Vou postar algo que me foi passado um dia, são instrumentos utilizados em ritualísticas na BTIC:

"A faca tem a função de objeto cortante;  A concha tem seu uso ligado à consagração ao mar, muito comum em  aldeias pesqueiras onde o mar representa fonte de vida (alimento);  A espada é utilizada como defesa;  A lança é uma arma consagrada ao deus Lugo (Lugh), A lança filosoficamente é a continuação do homem, onde ele alcança o objetivo tal como a extensão do seu próprio braço;  O arco  tem função na constituição do estereótipo do caçador/guerreiro, além da função de provedor do alimento;  O cajado é de uso é pastoril, é aquele que guia; O caldeirão (panela) evoca a fartura de alimentos e riqueza, usado também para a  transformação e a magia; A pedra é evocada para  justiça e decisão;  A vassoura tem por  função a limpeza tanto materialmente quanto espiritualmente; O prato tem a sua função desde  oferendas, até queima de ervas secas; O jarro é um objeto que está ligado às fontes consagradas aos deuses  dos  celtas; O chifre pode servir como um copo a  portador de pôs mágicos;  O anel tem como característica um valor sentimental da linhagem, ancestralidade; As figuras são qualquer ornamento gráfico que  designa uma família, clã ou região;
O altar consiste em um local onde se é guardado  todos os objetos mágicos.
A vestimenta  (túnica) é uma roupa específica para o sacerdócio, é como um  traje de gala onde é restrito a grandes momentos na vida do bruxo;
Ficou um pouco mais claro??




3 comentários:

  1. Um ótimo texto!!! essa curiosidade das pessoas em relação as nossas práticas é algo bem comum, já passei por coisas assim várias vezes

    ResponderExcluir
  2. Ficou claro sim! Tb já passei por situações, inclusive bastante constrangedoras. Vamos combinar que lidar com evangélicos é um parto, né?

    ResponderExcluir