sexta-feira, 25 de março de 2011

Deusa Morrigan


Morrigu ou Morrigan ("Grande Rainha") - Deusa suprema da guerra e Rainha dos espíritos e das fadas; Senhora do Espectro. É o aspecto Anciã da Deusa. Deusa dos rios, lagos e água fresca, da magia e da profecia; no seu aspecto escuro, é a deusa da guerra, do destino e da morte. Está associada a corvos e gralhas.

A Deusa Morrigan como acontece com a maioria das Deusas tem diferentes histórias, e também aparece em textos do chamado “Ciclo Mitológico” celta.
Para os Celtas, sua ligação era com os Tuatha de Danann, sendo ela uma das filhas de Ernmas, neta de Nuada. Às vezes surge como uma de três irmãs, as filhas de Ernmas: Morrígan, Badbe Macha. Por vezes a trindade consiste em
Badb, Macha e Nemain – coletivamente conhecidas como Morrígan ou no plural, como as Morrígan. Mas essa pode ser mais uma questão de erro na tradução ou na própria interpretação do mito.
Para alguns escritores, Morrígan é considerada “a mensageira da morte”, como podemos verificar no livro de Patrícia Lysaght: "Em certas áreas da Irlanda encontra-se este ser fantástico que, além do nome feérico, também é chamada de Badhb". Como está diretamente ligada a morte, Morrígan também é descrita como sendo um monstro com formas femininas.
Nas lendas irlandesas, Morrígan é a deidade invocada antes das batalhas, como a Deusa do Destino humano. Dizia-se que quando os soldados celtas a escutavam ou a viam sobrevoando o campo de batalha, sabiam que havia chegado o momento de transcender. Então, se entregavam as batalhas de corpo e alma com o objetivo de realizar atos heróicos.
Contudo, nos escritos existentes atualmente sobre o Ciclo Mitológico Celta, Morrigan em momento algum recebe a alcunha de “Deusa” mas é considerada uma divindade na Irlanda e no dia de hoje são prestadas muitas homenagens a ela. Em uma das muitas lendas que envolvem Morrigan e a mais interessante para mim foi sobre a morte de Cúchulainn na qual ela se transforma num velha para “assistir”
a morte do guerreiro: Cuchulainn que era um mortal, nascido para morrer, separado dos demais por características curiosas e anormais e destinado desde o
princípio a um estranho destino, encontra Morrígan que está transformada em uma velha. A margem do rio, ela lava sua armadura que está coberta de sangue do inimigo e dele mesmo…
É um presságio de sua morte.
Cathbad diz então:
-Você vê Cuchulainn, a filha de Badb lavando seus restos mortais? É o prenúncio de sua morte! Entretanto, Morrigan, talvez comovida com o trágico fim de Cuchulainn, desaparece com a carruagem de combate enquanto ele dormia Mas nada o impedirá de ir de encontro ao seu já traçado destino.
Mas ele acaba gravemente ferido em batalha. Para continuar lutando, ele amarra-se a uma pedra com suas próprias entranhas e seus inimigos só tomam conhecimento de sua morte quando um corvo pousa em seus ombros. Era Morrigan que aparece para ele pela última vez. Quando o guerreiro finalmente morre, o corvo salta ao chão para devorar as vísceras de seu corpo dilacerado.
Outro conto nos revela o encontro de Morrigan com Dagda:
Na véspera da Segunda Batalha de Moytura, também o rei líder dos Tuatha De Danann: Dagda – encontra Morrigan no vau do rio Unshin, lavando as armas ensangüentadas e os cadáveres dos que viriam a tombar no dia seguinte.
A Deusa então dá a Dagda informações sobre o combate, revelando seus dons proféticos. Igualmente, dá provas de coragem e poder quando afirma que ela mesma arrancará o coração do seu inimigo Fomoriano.
Em pagamento, Dagda sacia seu apetite sexual, unindo-se a ela ali mesmo, em meio aos cadáveres que morreram.


 

6 comentários:

  1. é um bom texto...em partes. tem algumas coisas wiccanas aí no meio.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ler sobre os Deuses, gosto em particular de Morigan, porém, a última parte do texto tem suas contradições.

    ResponderExcluir
  3. Prontinho, removi as contradições, obrigada gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Logo logo vamos bater um papo com ela em samhain...

    ResponderExcluir
  5. Bom...ainda tem coisas truncadas no texto! rs
    Tb tem outra versão para o encontro de Cuchulainn com Morrighan e não creiam, a Deusa da Morte com dó? rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Tomei a liberdade de silenciosamene surrupair e colocar no meu blog...desculpa a invasão, mas gostei...
    http://vcruz66.blogspot.com/p/meus-espelhos.html
    Bjs

    ResponderExcluir