quinta-feira, 24 de março de 2011

Explanando o Xamanismo Celta



O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o

reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu
próprio mundo interior.



Sua origem é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da
tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até
os dias de hoje.



Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus
sinais: sol, lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento,
Ciclos, etc...



Ao observarem o ciclo da natureza e suas manifestações, os antigos
xamãs puderam perceber sua conexão com o todo . Desta forma, e se
abriram para o aprendizado daquilo quem realmente somos e tornaram-se
capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades
e dimensões, assim como manter plena e perfeita harmonia com a
natureza, possibilitando a total integração de seus corpos físico,
mental, emocional e espiritual.



A prática do xamanismo utiliza-se do trabalho com: ervas, direções
sagradas, rituais, jornadas xamanicas, contato com natureza e seres
espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos básicos
da natureza (água, terra, ar, fogo, cristais, pedras, argila,
etc...), cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos
corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas.



Atualmente, esta havendo um resgate dos conhecimentos do xamanismo a
fim de aplicá-los no dia a dia, buscando elevar a consciência e
alcançar novamente o equilibrio.



O xamanismo tem como objetivos básicos: reconectar o ser com sua
sabedoria interior, conexão com a multidimensionalidade do ser
humano, ancoragem do poder pessoal, conexão com seres espirituais,
limpeza dos corpos físico e sutis, limpeza e harmonização de
ambientes, harmonização plena do ser, conscientização do aspecto
espiritual de cada um e de sua inter relação com a natureza e com o
planeta a que pertence, ativação das habilidades de coragem, força e
sabedoria para lidar com questões generalizadas , curas e prevenção
de distúrbios e doenças.



O conceito básico da cura xamanica é que " Ninguém cura o outro. A
cura está dentro de cada um".



"Percebendo que os corpos visíveis são somente símbolos de forças
invisíveis os anciãos trabalham o poder divino através da
manifestação dos reinos da natureza.



Quem pratica a Magia certamente já se deparou com o xamanismo e com a
cultura celta. Mas provavelmente nunca os colocou juntos numa mesma
frase, porque aparentemente uma coisa não tem nada a ver com a outra.



O escritor e pesquisador John Matthews (uma das maiores autoridades
em Mitologia Celta) também pensava assim - até que suas pesquisas o
levaram a desenterrar a ponte entre essas duas tradições.



"O xamanismo celta se perdeu por volta do século 6 d.C.,
provavelmente pelo advento do cristianismo, numa época em que tudo
que era relacionado ao paganismo estava desaparecendo ou tendo que se
esconder".



Matthews sustenta, no entanto, que muitos dos primeiros exploradores
cristãos eram xamãs, apesar de não se chamarem assim. O xamanismo
celta entrou então na clandestinidade, ressurgindo séculos mais tarde
em práticas espirituais como o witchcraft, ou bruxaria.



"O xamanismo é a prática espiritual mais antiga. Numa certa época,
era praticado no mundo inteiro", afirma Matthews.



"E quase todas as religiões têm elementos xamãnicos, ainda que estes
não apareçam com freqüência". O principal destes elementos que
definem o xamanismo é a crença de que tudo é sagrado e divino.



"O xamã se torna um com a natureza, com o planeta, e se comunica com
os espíritos dos animais e de todas as coisas que crescem". E isto,
diz Matthews, é a linha mestra de todo o xamanismo - seja ele norte
americano, siberiano, brasileiro, celta.



É o que ele chama de "core shamanism", as principais práticas que
estão presentes no xamanismo de qualquer cultura.



E o centro do trabalho do xamã é a jornada. Os toques de tambor
transportam o "viajante" a um transe onde ele encontra os animais de
poder, guias e espíritos que o levarão ao que é preciso ver,
descobrir ou curar. É uma jornada para dentro, mas não exclusivamente
interior. Matthews explica que acessamos um mundo espiritual que está
fora de nós, ainda que o vejamos sob o filtro da nossa própria
história.



"Com a jornada xamãnica, convidamos este mundo, que está fora de nós,
para que entre". O que encontraremos nessa viagem depende da cultura
de cada um, do contexto e da necessidade psicológica e espiritual.

3 comentários:

  1. Ei linduxa, MUITO BOM, vou replicar no meu Blog viu... Bjs

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  2. Como tantas coisas que o cristianismo sobrepujou muito das práticas xamânicas celtas ficaram pelo tempo, mas que bom que existem pessoas interessadas em realizar este resgate

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  3. As religiões que antecederam ao Cristianismo são realmente muito ricas, infelizmente muita coisa se perdeu por causa do total desrespeito imposto.

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