quarta-feira, 15 de junho de 2011

Esclarecendo alguns pontos sobre BT por Ricardo Draco



BRUXARIA TRADICIONAL - Indomável e Marginalizada?


Surgiram algumas dúvidas com relação ao que o Conselho de BruxariaTradicional tem por idealismo, e achamos por certo oficializar no blog, muito embora tenhamos textos falando sobre o tópico e agora um conjunto de vídeos para facilitar ainda mais a compreensão.



Vamos às questões abaixo:



Conselho de Bruxaria Tradicional? Institucionalizar o que é por natureza indomável?

 R. Não estamos institucionalizando a Bruxaria e nem o Tradicionalismo, o Conselho de Bruxaria Tradicional (CBT) este sim é institucionalizado, pois é um orgão administrador de projetos e eventos tal como é uma confraria que agrega clãs tradicionalistas. Geralmente as pessoas erram ao entender o termo instituição dando a este um padrão dogmático, para nós que fazemos parte do CBT sabemos que temos um conjunto similar de crenças e desejamos reunir de modo fraterno, pessoas pensantes e que tenham empatia pelo mesmo agregado filosófico religioso, apenas isso.

Bruxaria Tradicional não tem natureza "indomável", caminhos não são indomáveis, pessoas são, muito embora o que temos visto seja apenas rebeldia adolescente sem causa, pois o CBT é para associados e simpatizantes, não regulamenta o modo individual que cada um deseja seguir, tal como também tem o direito de seguir com seus objetivos e crenças.

 

Bruxaria nunca foi culto institucionalizado, associar estritamente ao paganismo também á absurdo, porque a BT não se prende só a um povo e só a uma religião.

R. Devemos entender que Bruxaria são os antigos cultos na Europa antes do advento do Catolicismo, sendo assim, conforme podemos entender pela historia e pela linha de tempo, Bruxaria poderia ser um culto de caráter aberto à sociedade a uma determinada região antes de ser marginalizado, ou mesmo serem crenças próximas de religiões oficiais tal como crenças familiares.

Nós associamos estritamente ao paganismo, por questões históricas e de interpretação, do mesmo jeito que pagão deriva do latim campo (e falamos de crenças campesinas), ele também é associado ao não batizado no Catolicismo, caso não concordem com esta ligação, poderíamos dizer então que Bruxaria esta ligada estritamente o que a Igreja Católica entende por "Bruxaria"? A maioria dos bruxos repudia a visão Católica de suas crenças, nos que usamos o termo tradicional reforçamos esta aversão.

Concordamos que Bruxaria não se prende a um povo ou uma só região, por isso defendemos a hegemonia de culto derivado das diferenças dos povos, do folclore, da mitologia, da história, dos costumes, etc... Entretanto, encontramos mais pontos que nos unem do que nos afastam. 



Eu sou iniciado há alguns anos e ainda acho tudo isso muito esquisito. Eu não tenho o menor interesse em acabar com o preconceito contra a Bruxaria.

 R. Nós respeitamos o direito individual das pessoas, tal como damos a elas o direito de escolha, alternativas que promovam liberdade, igualdade e oportunidades. Tal como alguns gostam de ser tratados como marginais, outros preferem dignidade religiosa, igualdade social e de crença, entre outros pontos.

Todo iniciado vem de uma ordem iniciática e uma ordem iniciática é uma instituição, uma organização, um grupo, portanto seria uma contra-tese acreditar em não instituição. Cabe também aos iniciados checarem quais são as premissas destas ordens. O que temos visto são pessoas iniciadas em outras sendas como Rosa Cruz e Wicca e portarem um título de Bruxo Tradicional, ou seja, o magista se inicia em Thelema e quer ser sacerdote Budista (?). Entretanto com o CBT o aprendiz irá se desenvolver em Bruxaria em sua forma Tradicionalista e ser iniciado como tal, algo muito mais coeso!





Minha opinião, por tudo que li, que vivi e que conheço é que esse projeto não faz sentido. Acho também vocês deviam refletir sobre usar o nome "Bruxaria Tradicional”.

R. Então estamos de acordo que cada um tenha sua opinião e crença e siga conforme o que pensa, também achamos que as pessoas e instituições devam refletir sobre seus objetivos e espiritualidade. Nossa base de estudos e religiosidade tem respaldo, algo que não temos visto dentro dos que dizem ser bruxos tradicionais, ou seja, um amontoado sem sentido de pensamentos e junções de sistemas plagiados de crenças tradicionais sem o mínimo respeito pela identidade religiosa.

Como dissemos em outros textos, antes de juntar as palavras "Bruxaria Tradicional", devemos entender o que é Bruxaria e o que é Tradicional, sem subterfúgios, de maneira direta e simples, somente a partir disso pode se criar um pensamento sobre a ênfase tradicionalidade na Bruxaria. 

Reforçamos ainda, que não estamos ligados a movimentos dissidentes da Wicca da década de 70, a nossa tradicionalidade esta ligada a era antiga, antes do domínio cristão, conforme este artigo.



Cordialmente,





(Minha opinião: Tá com duvida??? perguntar não ofende... falar mal sem saber sim!!! aff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário