sábado, 26 de março de 2011

Samhain


Nossa, como o tempo tá voando gente... já estamos quase em abril!!! O que não me deixa esquecer que Samhain tai já... e ando sentindo já a força que envolve esse festival. Esses dias postando sobre Morrigan, pude ver como me familiarizo bem com essa época do ano... com essa energia renovadora que envolve Samhain... então resolvi falar um pouco dessa época.
Samhain é comemorado em maio no hemisfério sul, e em outubro no hemisfério norte. Pronuncia-se Souein... (já falei muitas vezes errado esse nome..kkk)  É conhecido como o ano novo celta. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo... É época de morte e renovação. Transmutações e mudanças significativas em nosso caminhar. Nesse festival honramos nossos ancestrais,  há a mescla entre o mundo material e espiritual, tornando-os mais acessíveis, nos permitindo maior contato com eles... e assim, rogamos sua sabedoria e partilhamos com eles conhecimentos. É a época do cair das folhas, de saudar a última colheita... para esperar o verão, ou seja... uma nova fase... um novo “tempo”.  É a época em que o frio aumenta, a morte ronda a terra, o sol diminui sua força, as folhas caem... e isso me lembra os povos antigos da Europa, que sacrificavam seus gados preservando sua carne, para guardar e ter o que comer no inverno (olha como não damos valor pras coisas gente... hj em dia mal sentimos a mudanças das estações... mas antigamente, se fosse ignorado como hj, morreríamos de fome e frio...)
É o dia ideal para honrar os mortos, entrar em contato e matar um pouco da saudade ao reencontrá-lo aqui no plano físico, pois os portões de Sidhe* estão abertos a isso... humanos, fadas e todo tipo de ser vagando e confraternizando junto (que lindo isso e a maioria dos desinformados, acha um festival negativo e sinistro, puffff)
Samhain pra mim é muito especial, talvez pq tenha sido meu primeiro festival oficial na Clan, talvez pq eu me identifico muito com essa energia de Morrigan, talvez pq eu peço muito que as energias de renovação me banhem.. não sei... o que importa, é que ta chegando e to feliz demais com isso.
Vou contar um pouco pra vcs de como foi meu primeiro festival de Samhain... eu tava numa ansiedade absurda... era td muito novo, muito misterioso demais pra minha cabeça ainda... já relatei um pouco aqui pra vcs do meu primeiro festival... eram pessoas novas, era um lugar desconhecido que no decorrer da noite, fui entendendo sua mágica, pq ele foi se transformando entrando em outra dimensão, de repente os portais estavam abertos e estávamos em um mundo à parte do nosso... um céu maravilhoso nunca antes visto... uma névoa que caiu dando um clima perfeito para tal celebração... entre árvores e o barulhinho da mata, da natureza dando boas vindas aos convidados da nossa festa, havia muitos seres passeando por lá e bem visíveis a até aqueles que não possuem uma visão mais apurada para o mundo espiritual...  O momento mais marcante pra mim, foi à entrada dos iniciados... nossa.. que emoção aquilo me deu, me senti literalmente em meio a Stonehenges...rs  aquele frio a arrepiar a alma... e eles entraram de túnica...  ficando em volta da mesa dos mortos... uma mesa montada com velas, incensos e fotos de nossos familiares que já se foram.. algo muito simples, mas com um "peso" tocável a todos que ali estavam... foi um momento de muita emoção e fluidez.. eu via vultos que aos poucos foram tomando forma e rosto em volta da mesa entre os iniciados que ritualizavam no momento... vi pessoas também de túnica, vi faces não conhecidas que me cumprimentaram.. vi meu irmão que morreu há uns anos de leucemia... e ele sorria pra mim... sim, eu estava entre os meus... meus ancestrais me banharam de luz e tornaram aquele lugar minha casa... meu lugar. Noite mágica, que só quem passa por ela pra entender do que falo.
E o mais legal disso td é pensar que Samhain ta ai...  e dessa vez to curiosa pq os papéis serão trocados... como trocados?? Assim... como ano passado foi meu primeiro ritual, eu entrei lá crua de td, iniciando a peregrinação... temerosa... aprendendo td sobre aquilo, era td novo... e fomos muito bem cuidados pelos iniciados que nos deram todo o suporte. O mestre deu todo o conhecimento sobre aquilo pra gente... e o resto, a própria vivência da gente se encarregou de encher nossa bagagem, nosso “copo” e agora, um ano depois, voltaremos a samhain como iniciados, comporemos a mesa ao lado dos nossos fraternos mais antigos, Tb já de túnica e o melhor... podendo fazer por novos peregrinos aquilo td que foi feito por nós um ano atrás... ou seja... demos a volta e voltamos ao inicio de td por uma perspectiva bem diferente... e ver as coisas de um ponto diferente ta me deixando muito empolgada, pois é quase como nos assistir a um ano atrás!! Fascinante! Agora já iniciados, poderemos contribuir mais... e por em prática td aquilo que assistimos e aprendemos no decorrer desse um ano na clan...
*(Os paraísos celtas ou Outro Mundo da mitologia celta é o reino dos mortos, o lar das divindades ou a fortaleza de outros espíritos e entidades tais como os Sídhe. Os contos e o folclore o descrevem como existindo além do mar ocidental, subterrâneo (como nas colinotas Sídhe) ou ao lado do mundo dos vivos, mas invisível para a maioria dos humanos.)

4 comentários:

  1. Pois é, esta chegando o próximo!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que os recém inicados sentirão uma emoção muito forte!

    ResponderExcluir
  3. Realmente será uma emoção muito forte, olhar pra trás e ver tudo o que passamos nesse tempo... Afinal tudo começou em samhain.

    ResponderExcluir
  4. Caminhemos então... rumo a outros mundos.

    ResponderExcluir