Segundo um velho ditado popular, “é errando que se aprende”. Mas isso não significa que basta errar para aprender. Embora os erros e a aprendizagem sejam inseparáveis, eles não estão sempre em proporção direta. No início da jornada, erra-se muito e aprende-se pouco. À medida que avançamos, nós começamos a aprender mais a partir de menos erros, e bastam erros menos sérios para tirarmos melhores lições. Mais tarde começamos a aprender com os erros dos outros.
Tanto individual como coletivamente, tudo é aprendizagem. Porém, o que liberta o processo da aprendizagem consciente é deixar de lado a fantasia da infalibilidade, tirar lições práticas dos fracassos, e valorizar os acertos.
Mas como vamos saber o que é certo e errado?
A resposta a esta pergunta crucial depende da meta e do método escolhidos. Para avaliar corretamente o que é erro e o que é acerto, é indispensável uma meta de vida consciente, clara e elevada. Aquele que tem objetivos centrados na cegueira instintiva do eu inferior considerará uma perda de tempo estudar filosofia. O correto no entender desta pessoa será “correr atrás do dinheiro para comprar aquele carro importado e mostrar aos vizinhos e colegas que somos pessoas de êxito”.
Portanto, em primeiro lugar, é preciso ter um objetivo de vida claro, definido e nobre, de modo que o grau de felicidade interior e realização pessoal não se meça pelo número de carros na garagem, de cartões de crédito, de notebooks e contas bancárias que se possui. Ao contrário: todos estes ícones do comercialismo sem alma correm o risco de ser obstáculos para a vida simples que anda junto com a felicidade. Em segundo lugar, é recomendável observar calmamente os erros desde o ponto de vista do ideal buscado, até localizar as alternativas que os erros trazem consigo mesmos. Porque todo problema contém em si a chave da sua solução.
Boletim O TEOSOFISTA – Abril 2009 - http://filosofiaesoterica.com/ ler.php?id=678
"Porque todo problema contém em si a chave da sua solução."
ResponderExcluirCreio que nós mesmos colocamos esses tais problemas nas nossas vidas, temos que levá-la com mais leveza e parar de reclamar de tudo. rs