sábado, 27 de agosto de 2011

Como Aprender Com Eficiência

Segundo um velho ditado popular, “é errando que se aprende”. Mas isso não significa que basta errar para aprender.  Embora os erros e a aprendizagem sejam  inseparáveis, eles não estão sempre em proporção direta.  No início da jornada, erra-se muito e aprende-se pouco.  À medida que avançamos,  nós começamos a aprender mais a partir de menos erros, e bastam erros menos sérios para tirarmos melhores lições. Mais tarde começamos a aprender com os erros dos outros.  

Tanto individual como coletivamente, tudo é aprendizagem. Porém, o que liberta o processo  da  aprendizagem consciente é deixar de lado a fantasia da infalibilidade, tirar lições práticas dos fracassos, e  valorizar os acertos.  
Mas como vamos saber o que é certo e errado? 
A resposta a esta pergunta crucial depende da meta e do método escolhidos.  Para avaliar corretamente o que é erro e o que é acerto,  é indispensável uma meta de vida consciente, clara e elevada.   Aquele que tem objetivos  centrados na cegueira instintiva do eu inferior  considerará uma perda de tempo estudar filosofia. O correto no entender desta pessoa será “correr atrás do dinheiro para comprar aquele carro importado e mostrar aos vizinhos e colegas que somos pessoas de êxito”.  
Portanto, em primeiro lugar, é preciso ter um objetivo de vida claro, definido e nobre, de modo que o grau de felicidade interior e realização pessoal não se meça pelo número de carros na garagem,  de cartões de crédito, de notebooks  e contas bancárias que se possui.  Ao contrário: todos estes ícones do comercialismo sem alma correm o risco de ser obstáculos para a vida simples que anda junto com a felicidade.  Em segundo lugar, é recomendável observar calmamente os erros desde o ponto de vista do ideal buscado, até localizar as alternativas que os erros trazem consigo mesmos. Porque  todo problema contém em si a chave da sua solução.
 Boletim O TEOSOFISTA – Abril 2009 - http://filosofiaesoterica.com/ler.php?id=678

Um comentário:

  1. "Porque todo problema contém em si a chave da sua solução."
    Creio que nós mesmos colocamos esses tais problemas nas nossas vidas, temos que levá-la com mais leveza e parar de reclamar de tudo. rs

    ResponderExcluir